quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Depoimento do Aluno José Pena nas provas de Inverno nos EUA

Boa Noite, segue o relatorio da minha experiença nos EUS este inverno:

Gosto de passar os meses de dezembro e janeiro para o treinamento de força e de base. Então olhe para as competições cross-country. Neste caso, tirar proveito de um convite para a casa da cunhada em Nova Jersey, e desfrutar de um mês de treinamento de férias para 10 graus abaixo de zero! Concurrei em 3 provas, a 5 millas do Central Park, que alcançou 3 º lugar na categoria 40-44, eu também fiz uma carreira de montanha completamente coberta de neve, onde eu ganhei o 1 º lugar na 40-44 anos, Finalmente fiz a meia maratona em Nova York em 22 de janeiro, que terminou em 5 º na minha categoria. Eu gosto muito de correr no frio, e as subidas, mas quão forte é a de parar de correr, de mãos congelaram-me, e eu não podia beber nem água! Mas foi uma ótima experiência, espero ter feito boa base para testar o resto do ano. Ja tive a PR de 01:23 na meia maratona (o anterior era de 1:28 em 2009). Este ano vou procurar classificar para a maratona de Boston, onde eu tenho que fazer 03:20, mas meu sonho é baixar das três horas, espero que Deus ajuda ... !

Links dos resultados:
- Lebow Classic, New York Central Park: http://web2.nyrrc.org/cgi-bin/htmlos.cgi/51271.1.524002408918144126
- Manhattan Half Maraton: http://web2.nyrrc.org/cgi-bin/htmlos.cgi/43118.1.586129574116305610
- New Jersey Trail Series, 5M, , Morristown, NJ. https://spreadsheets.google.com/ccc?key=tzL78oW0QItTHmBV6fy9EKA#gid=1

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MARATONA DA DISNEY - DEPOIMENTO DO ALUNO EDUARDO LEITE (MILK) !!

"Neste mês de janeiro, mais precisamente dias 08 e 09, aconteceu na cidade de Orlando as corridas Half Marathon (meia maratona do Pato Donald) e Full Marathon (maratona do Mickey), que juntas formam o Goofy Challenge (Desafio do Pateta). A Race esteve presente nessas provas, seja com atletas fazendo a Meia, atletas fazendo a Maratona e, assim como eu, alguns outros malucos fazendo o Desafio completo, afinal quem está na chuva é para se molhar, certo?

No meu caso optei por ir dia 06/01, 2 dias antes da prova. Achei melhor e não me arrependi, pois tive o dia 06 para fazer todo o trâmite de chegada (carro, hotel, etc.), tive o dia 07 para buscar o kit da corrida e fazer algumas compras de material esportivo antes das corridas e dias 08 e 09 para correr. Fazendo isso o foco ficou na corrida, acho que seria mais complicado correr se tivesse chegado antes e entrado no clima de parques de diversão, de festas de final de ano, etc., por isso fica a dica caso alguém decida fazer tal corrida nos próximos anos. Só então foquei as férias, sem preocupação com treinos.

Minha aventura começou já na madrugada do sábado dia 08, simplesmente descobri quando estava no carro de partida para o local da largada que eu não tinha o endereço, somente sabia que era próximo ao estacionamento do Epcot. Coloquei esta informação do GPS e fui parar num hotel do Epcot, onde não tinha uma alma penada para dar uma informação. Redefini o caminho e, já na estrada, vi diversas pessoas caminhando para o lugar onde imaginei fosse a largada. Tinham alguns ônibus escolares daquele com frente de caminhão que pareciam estar com pessoas que iriam ao evento, fui atrás. Segundo mico:
numa semáfora eles fizeram conversão a esquerda para entrar numa área onde estava o agito e parecia ser o caminho para estacionamento, porém logo que passaram fecharam com cones e eu fiquei atravessado na pista bloqueando o caminho dos carros que vinham no sentido oposto. Buzinei para um guarda e ele veio com toda a delicadeza do mundo dizendo algo tipo “you are stopping the fuck traffic, go out...”. Bem, não precisou repetir duas vezes, me mandei dali para outro lugar e encontrei um trânsito infernal, tudo parado. Isso eram umas 05:20hs e minha largada era 05:30hs, já viu o desespero né. Cheguei ao estacionamento e me mandei para a largada, eu ia sair no que eles chamam de Corral A, mas saí no B logo atrás, uns 10 minutos depois. A partir daí a festa começou.
O caminho inicial era num local parecido com uma rodovia, tudo plano e sem buracos no asfalto. Já nos canteiros laterais, eram gramados e praticamente sem buracos, por onde fui boa parte do percurso inicial para evitar lesões e amortecer as pisadas, já que eu teria 2 provas em 2 dias seguidos, além de evitar a aglomeração inicial que se forma e impede que a corrida seja feita no seu ritmo.
O restante da prova só posso elogiar: hidratação a cada 2kms aproximadamente, sempre com isotônico no início e água na sequência. Na meia deram bananas e gel mais ou menos no km15. Neste pontos de hidratação sempre tinham banheiros químicos, o que permitia aos necessitados uma parada estratégica sem precisar apelar ao matinho. O tempo ajudou bastante, a temperatura estava na casa dos 15 graus se não me engano. Como era inverno o sol deu sinal de vida em torno das 07:00hs apenas.
Como foram vários treinos longos neste final de ano, terminei esta prova em 1h45min com a sensação de que podia ter feito melhor, mas fui me segurando para o dia seguinte, que era meu objetivo principal.
No final encontrei o David da EMC, o Edu Abreu do Sírio (que estava lá em peso para fazer a meia) e outros amigos que aos poucos iam chegando, aí o clima ficou de festa.
Ah, a organização fornece uma espécie de capa com um lado metálico e outro com desenhos do Mickey, para aquecimento pós-prova, isso sem falar nos isotônicos, refrigerantes, barras de proteínas e muffins de blue Berry, uma delícia. Tudo a vontade, diga-se de passagem.

Já no domingo meu esquema foi diferente devido ao mico do dia anterior. Sai mais cedo do hotel, combinei com o Eduardo Abreu de irmos conversando via rádio. Quando achava que tudo estava ok, eis o 2º. mico: no dia anterior eu não fiz uma rota direto ao destino final, por isso não sabia de fato o caminho correto. Coloquei no GPS Epcot Parking e de fato ele me levou a um estacionamento onde tinham diversas pessoas do staff orientando o trânsito.
Chequei por volta das 04:45hs, com 1h15 da minha largada que novamente estava prevista para o Corral A. Falei que eu era corredor e mandaram eu ir para um determinado local. Esperei o Edu chegar, combinamos um ponto de encontro perto da largada e fui para o local. No meio do caminho o pessoal do staff perguntou se eu era corredor e disse que sim. Disseram-me que não poderia parar o carro ali, pois era exclusivo dos empregados do parque, ai, ai, ai... Juro que a orelhada não foi minha desta vez, eu disse que era corredor desde que cheguei, mas...
Enfim, sai dali já pensando no trânsito, porém neste dia a quantidade de malucos era a metade do dia anterior, o que me fez chegar a tempo, mas não sem ouvir um monte de reclamações do Eduzão e outros amigos que estavam com ele.
Como o pessoal largaria a partir do Corral B, decidimos sair todos juntos dali mesmo.
Fiz o mesmo caminho do dia anterior, gramado até onde podia, hidratação o tempo todo. Porém este dia foi um pouco diferente do anterior, já que estava um pouco mais frio (acho que uns 10graus). Decidi forçar para tentar fazer abaixo de 3h30min e até o km 28 estava conseguindo fazer mais baixo ainda, quando minhas as pernas começaram a travar lentamente devido ao acúmulo de ácido lático. Apesar de ter tomado isotônicos, gels e outros suplementos que levei, não teve jeito, tive que diminuir o ritmo e há uns 6 kms do final dar caminhadas, já que tive câimbra na virilha da perna direita, coisa que nunca tive. Terminei a prova em 3h40min, o que meu fez ter uma mescla de
sentimentos: a satisfação de ter completado minha 1º. Maratona, principalmente porque foi 1 dia depois de ter feito uma Meia, com a decepção de não ter feito o tempo que eu queria e saber que poderia, mas as pernas me deixaram na mão. Numa próxima focarei apenas um prova.
Mas valeu, se alguém quiser fazer esta prova um dia ficam meus conselhos:
sigam as planilhas corretamente, mesmo sendo cansativas e num período complicado que são as festas de final de ano, façam musculação para evitar lesões, hidratem-se e alimentem-se sempre que possível. Ah, e curtam a prova, o caminho é muito bonito, o público te apóia o caminho inteiro, a sensação de completar as provas é muito legal. Tem os personagens no caminho que estão para tirar fotos, apesar de que não fui com essa intenção e nem levei minha câmera. A Cinderela e a Bela Adormecida que vi pelo caminho eram lindas, se eu tivesse um cavalo ali sequestraria uma delas para meu castelo, rs.
Para as meninas tinham os príncipes, não olhei para eles já que eram muito feios, mas se quiserem conferir de perto façam a prova, rs.

Valeu galera!"