terça-feira, 23 de novembro de 2010

Depoimento do atleta Guilherme B. de Medeiros

Sábado 13.11.2010

Depois de quase dois meses sem participar de provas de corrida devido a uma contusão no meu pé direito, e tendo treinado apenas na semana da prova, voltei para as provas.

A escolha para a volta foi a Fila Night Run. Acho que não teria prova melhor para voltar em grande estilo, já que pelo percurso da prova ser no sambódromo e arredores, ou seja terreno plano, e por ser uma prova noturna, o clima esperado era um clima ameno, e assim, as chances de voltar já com um bom tempo seriam grandes

Referente ao trajeto, houve uma modificação no dia da prova. Ao invés de ficar a maior parte nas ruas próximas ao sambódromo, acabou sendo metade dentro do sambódromo (estacionamento) e metade fora. Para os que iriam fazer 5k, dariam apenas uma volta no percurso, e para quem iria fazer os 10k, seriam duas voltas.

Depois de um treino leve de ciclismo na USP pela manhã, seguindo orientação do grande treinador Fernando, da Race, em uma noite fria atí¬pica para o verão, lá fui eu para o sambódromo.

Cheguei como de costume com certa folga de tempo. Já saindo do estacionamento
encontro por acaso mais um atleta da Race, o Caio Simão, triatleta que havia conhecido a cerca de um mês em uma prova de short triathlon em Piracicaba.

Alongamentos, um leve aquecimento, e lá vou eu me posicionar para o local da largada.
Por ter tempo abaixo de 45 min nos 10k nas provas organizadas pela O2 (organizadora das provas da Fila Night Run, Serie Delta, entre outras), me posicionei no pelotão Quênia (para corredores com tempo abaixo dos 45 min para 10k e 22,30min para 5k).
O bacana de largar na frente é ter a oportunidade de largar lado a lado de grandes nomes, como o Adriano Bastos, além de outros competidores que certamente subirão ao pódio, aqueles atletas que farão os 10k em 32, 34 min!!!

Como logo na largada vi um dos marcadores (em certas provas existem pessoas contratadas pela organização para fazer o trajeto em exatos 40min, 45 min, 50min..., para isso eles usam uma camiseta e uma placa dizendo seu Pace, 4.00, 4,30, 5,00...), desisti de acompanhar o meu ritmo pelo meu relógio e sim pelo marcador, escolha essa que me custou caro ao fim da prova.

Logo no início, o vento era contrário, o que aumentava a sensação de frio.

Até o quilometro 4 consegui acompanhar visualmente o meu marcador, o que me garantiria um tempo por volta de 42 min.

Na entrada para os 5k, perdi o marcador, e como muitos corredores que estavam a minha frente pararam nos 5k, acabei por correr essa ultima volta sempre com uma boa distancia dos corredores que viam atrás e ao mesmo com uma boa distância dos corredores a minha frente.


A partir do quilometro 8, a coisa ficou mais embolada devido aos corredores que ainda estavam na primeira volta, e tive que começar a desviar, pois muitos corredores infelizmente ficavam na frente, o que atrapalhava um pouco.

Nos últimos 700 metros comecei a ouvir uma sirene atrás de mim e gritos de “sai da frente, sai da frente”. Certamente quem vinha atrás de mim deveria ser uma das 5 primeiras mulheres, já que o meu tempo para 10k em algumas provas se aproxima das primeiras mulheres.

Orgulhoso do jeito que sou pensei, “Ah essa não vai me passar não”. Apertei forte o passo e aos poucos consegui me distanciar dela.

Cruzei a linha com o tempo de 43,38min, seis segundos acima do meu recorde, mas felizmente a frente da que viria a ser a segunda colocada feminina. Se eu tivesse acompanhado a prova com meu relógio, ou seja tendo meta de quilometro em quilometro, quem sabe poderia ter abaixado meu tempo. Uma pena, mas vamos trabalhar para que na próxima prova eu alcance meu objetivo.

Terminada a prova, mas não o desafio a que eu havia me proposto para esse feriado. No dia seguinte, ou melhor, algumas horas mais tarde, eu fui enfrentar os 10k da Track & Field Run Series, Shopping Anália Franco.

Um jantar que era para ter sido rápido com um amigo acabou por se prolongar, e acabei indo dormir apenas a meia noite.

Domingo 14.11.2010

As 6:20 hs lá estava eu de pé para o novo desafio. Acordei cheio de dores, cansado, mas não disposto a desistir.

Cheguei, como de praxe, com tempo para alongamento, aquecimento (onde encontrei um corredor da Race, que não sei o nome, mas estava com a camiseta da Race).
A prova começou um pouco depois do programado, ao meu ver não havia tantos corredores, as provas da Track & Field normalmente estipulam um numero de participantes em cerca de 1.500, eu estava achando que havia bem menos.

Dada a largada nos primeiros metros já vi que o desafio não seria dos mais fáceis, nos primeiros metros já apareceu uma subida, e eu sabia que toda a subida que eu visse, eu teria que enfrentar mais de uma vez, já que o trajeto consistia em duas voltas para os participantes de 10k.

Nesta prova também não fiquei controlando o tempo no relógio, meu objetivo mesmo era terminar, e se possível apenas terminar abaixo da casa dos 50 min.
Foi o que acabou dando, finalizei a prova em 48h30min.

O trajeto não era muito fácil, com algumas subidas, muitas curvas, mas por não estar tão quente, a prova ao meu ver acabou por não ser tão ruim.
Durante a prova senti algumas dores, pé, lombar, mas elas acabaram passando, ou eu acabei mesmo me acostumando com elas.

Desafio cumprido, dores pelo corpo, mas valeu muito a pena, mais uma meta que havia me proposto para o ano, cumprida. Duas provas em um mesmo final de semana.
E que venham as próximas, porque tão cedo não paro de correr.


Um forte abraço a equipe Race

Guilherme Burleigh de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário