quarta-feira, 6 de abril de 2011

Proteção aos olhos na atividade física

A prática da corrida propicia melhor qualidade de vida sob todos os aspectos, porém devemos sempre nos prevenir para muitos detalhes em relação à alimentação, vestuário etc.

Vale também lembrarmos de uma importante região que não deve ser esquecida: os olhos.

Assim como outros tantos esportes, a corrida também é realizada muitas vezes sem a devida proteção aos olhos. Dependendo da lesão, poderá ocorrer perda parcial e até total da visão.

Apesar de haver uma incidência muito baixa de casos, o contato com outros atletas em provas ou treinos acontece. Cotoveladas, objetos arremessados (copo de água) e outros motivos podem levar a esses tipos de lesões. Cabem alguns cuidados como por exemplo ficar a uma distância segura do competidor que estivar a sua frente e ao lado, pois há relatos de pessoas que pelo simples fato de se virar um pouco para observar algo, projetaram sua mão para o lado e atingiram algum competidor.

Também sabe-se que um copo de água (vazio ou cheio) poderá proporcionar lesões oculares graves.

Além desses fatores, excesso de suor, a poeira, insetos, areia, protetor solar e até ventos fortes e muita luz solar são agentes externos que poderão acarretar irritação e em alguns casos, a conjuntivite.

O uso de óculos protetores evitam muitos desses problemas, porém devemos saber que existem alguns critérios para a escolha do modelo de óculos, a saber:

1 - O modelo ideal de óculos de sol é o que tenha proteção 100% contra os raios ultravioletas. Devemos levar também em consideração a resistência das lentes, o uso de materiais leves e a boa fixação no rosto, evitando que eles escorreguem durante a atividade física.
2 - São recomendados aqueles que cobrem, além dos olhos, as pálpebras e que barram a luz lateral.
3 - E para quem usa óculos de grau, a indicação é optar por armações que acomodam lentes escuras sobrepostas às de grau.
4 - No caso de muita luz solar, cuidado com lentes plásticas, pois elas não possuem o mecanismo que bloqueia a radiação solar.


Por Fernando Pessoa - professor da Race

Nenhum comentário:

Postar um comentário