segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sedentarismo e corrida

A globalização dos dias atuais, as intermináveis informações provenientes da internet e as mais variadas formas de comunicação entre as pessoas convergiram para uma nova realidade no campo da saúde e qualidade de vida: a atividade física.

A dúvida, ou ainda, o desafio para muitos ainda persiste: conseguirei iniciar uma atividade física rotineira e obter o tão sonhado condicionamento físico para atingir metas nunca imaginadas?

A resposta é sim!

O sedentarismo está se tornando obsoleto, fora do comum. Parques, academias e até as ruas são recheadas agora pelo indivíduo comum que está cada vez mais aberto à pratica esportiva. E resultados surpreendentes aparecem.

O maior desafio, sem dúvida, para muitos, é a iniciativa de começar a se mexer. Sabemos que 3 vezes por semana de atividade física de intensidade moderada por 40 minutos já reflete algum benefício nos sistemas cardiovasculares, ósseo, imunológico dentre outros. Porém, já se sabe que estudos concluíram que essa rotina semanal teria efeitos mais significativos com até 5 vezes semanais!!

Várias dicas podem servir para um começo de atividade física diríamos, menos “sofrível”, à saber:

1 - Reserve um tempo para você, para cuidar de sua saúde. Para quem realmente quer um resultado, tempo não é problema!;
2 - Escolha a atividade física que mais lhe agrada, faça algo que goste;
3 - Faça todos os exames médicos pertinentes e saiba quais são seus limites;
4 - Procure um profissional de Educação Física gabaritado pelo CREF;

A caminhada/corrida são realidades que caíram no gosto do brasileiro e por que não dizer de todo o mundo. O número de praticantes cresceu assustadoramente e hoje em dia são milhares de praticantes.

A corrida é um esporte democrático, não exige classe social e não dependemos daquela turma de pessoas ou amigos para sua prática. Claro que correr com amigos é muito gratificante, porém você pode simplesmente pegar sua camiseta, shorts, meia e tênis e sair treinando independentemente de qualquer circunstância.

Deve-se seguir uma lógica de treinamento em relação às intensidades, sempre com cuidado, pois o sistema cardiorrespiratório tem uma incrível capacidade de se adaptar ao esforço e normalmente responde rápido e com eficiência ao estímulo realizado. Mas os componentes articulares, tendões e ligamentos precisam ser “protegidos” e também merecem atenção especial.

Inicialmente com caminhadas de 40 min podendo chegar até 50. Quando sentir uma melhor condição, poderá intercalar caminhada com um trote, ainda sem muita intensidade.

O passo seguinte será um aumento gradativo de intervalos de trote ou corrida, até chegarmos ao nível de correr continuamente.

Após essa fase, o organismo já “pede” mais! Você já tem condições de aumentar a freqüência semanal, passando de 3 vezes para 4 e um ligeiro aumento nas distâncias percorridas. Somente então, poderemos pensar em aumentar na intensidade, o que já requer uma boa adaptação de todo o organismo.

Quando trabalhamos com a intensidade, aumentam os riscos de lesões musculares ou de outro componente envolvido, deve-se tomar muito cuidado e observar as respostas que o corpo nos indica.

Assim, com as devidas qualidades físicas trabalhadas e sempre com acompanhamento do professor de Educação Física e de seu médico, você poderá aumentar sua quilometragem semanal até atingir distâncias similares por exemplo, como a São Silvestre.


Por Fernando Pessoa - professor da RACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário