segunda-feira, 2 de maio de 2011

Para que servem as “palmilhas” nos atletas?

Um novo conceito de prescrição e confecção de palmilhas utiliza os princípios da Podoposturologia e da neurofisiologia da postura humana. As Palmilhas Posturais são confeccionadas a fim de realizar uma reprogramação postural por meio de elementos ou barras de EVA que serão dispostas em lugares estratégicos para reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação ao solo por toda a região plantar.

Tenho visto diariamente em minha prática, o uso e a indicação indiscriminada de palmilhas, sendo que muitas vezes, a correção do gesto esportivo, fortalecimento muscular e alongamentos musculares ajudam demais ao invés de se prescrever a palmilha.

Outro fator é a indicação correta do tênis para prática esportiva. Hoje temos tecnologias para quaisquer tipos de pisada e peso do atleta, por exemplo. Sendo assim, creio que a utilização da palmilha não seja necessária nestes casos.

Quando indicar? Em casos de patologias já instaladas e que o tratamento conservador não tenha tido efeito, como por exemplo fasciites plantares (dor na planta do pé), esporão de calcâneo, fraturas por stress em tíbia e metatarsos. Vejo nestes casos uma melhora quando feita em conjunto com a fisioterapia.



David Homsi - Consultor Webrun da seção Fisioterapia. Ministra cursos e palestras em diversas universidades e congressos no Brasil. Fisioterapeuta com experiência internacional e especialista em fisioterapia esportiva pela Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva) e FMU, além de ser mestrando em Ciências da Reabilitação. Professor da pós-graduação da FAGAMMON em reabilitação músculo esquelética esportiva. Hoje está na equipe de medicina esportiva Dr. Osmar de Oliveira. Site: www.davidhomsi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário