segunda-feira, 13 de junho de 2011

Evolução da participação das mulheres

Se você já esteve em alguma prova e de repente passa por você aquela pessoa, sexo oposto, inteira, respiração tranqüila, passadas firmes...não se assuste! São “os dias de hoje”. Elas vieram para ficar!

Se em outras épocas já não era tão comum ver um homem correndo sozinho pelas ruas ou em grupos participando de treinamentos, o que diríamos de uma mulher nessas mesmas condições?

Tudo mudou (e para melhor!), mais pessoas em parques, treinos e provas correndo. Claro que as mulheres entraram na “correria”. Quem acompanha as corridas percebeu um súbito aumento na participação delas.

E ainda, nós treinadores, percebemos o interesse e a forma detalhada e minuciosa – que já é peculiar às mulheres – na maneira de compartilhar informações, de aprender sobre o contexto da corrida e, assim, se interar nesse mundo que cada vez cresce mais.

Compreendendo tudo o que envolve essa atividade física desde o porquê de um exame médico, de uma avaliação física e de um acompanhamento de um profissional de Educação Física, elas notaram e comprovaram que podem estabelecer limites e superá-los!!! Afinal, sabemos que a mulher normalmente se dedica mais em todos os ramos de qualquer atividade devido à sua alta capacidade de percepção.

Às vezes até limites superiores ao de um homem, comparados dentro de alguns critérios proporcionalmente pré-estabelecidos, em outras palavras, uma mulher de 40 anos pode ter tempos na corrida proporcionalmente melhores que um homem de 25!!

Elas realmente são poderosas!!!!!!!

Por: Fernando Pessoa, professor da RACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário