sexta-feira, 25 de março de 2011

Entrevista com Fernando Pessoa: DORES DE TREINO

Quais são as causas dessas dores de inicio de treinamento?

Em relação ao iniciante, podemos entender que essas dores são decorrentes de “micro” rupturas nas fibras musculares envolvidas no esforço. A adaptação da musculatura ao esforço faz com que essas dores desapareçam com a sequência dos treinos.

Geralmente, os iniciantes quando sentem essas dores, costumam interromper os treinamentos. Isso é certo ou errado?

Errado, pois devemos dar continuidade ao trabalho, porém de uma forma menos intensa, e assim adquirir o condicionamento e adaptação geral ao exercício.


Como evitar essas dores pós-treino?

Conhecendo os limites do praticante (através de testes físicos e avaliação médica), podemos identificar o que poderá ser um treino de baixa, média ou alta intensidade. No caso do iniciante, o primeiro ciclo de treinos será na baixa intensidade sempre.

Quais são os cuidados que um iniciante precisa ter para evitar essas dores?

O praticante de qualquer atividade física sempre deve passar inicialmente por consulta médica, realizar exames clínicos e avaliação física.
O passo seguinte será o de consultar um profissional de Educação Física para organizar e quantificar o seu programa de treinamento. Deve-se respeitar a individualidade de cada um e começar de forma leve e gradativa para se obter os melhores resultados.

Fique a vontade para fazer alguma consideração sobre o tema. Algo que gostaria de citar e não foi perguntado.

A corrida de rua atingiu patamares nunca antes imaginados no que se diz respeito ao número de praticantes, divulgação, quantidade de provas e tudo mais que envolve o mundo das corridas de rua. Portanto, novos grupos de amigos, assessorias especializadas, viagens para locais distantes em busca de provas e, principalmente, atingir metas pessoais, são os efeitos que essa modalidade proporciona aos praticantes. Em outras palavras, uma febre!

Hoje em dia, deparamos com situações que fogem ao controle do professor pois muitas pessoas sentem-se verdadeiros atletas de competição e arriscam-se em treinos ou provas que não condizem com sua realidade físico e/ou emocional. Devemos tomar cuidado e não sermos precipitados pois o corpo tem limites e eles devem ser sempre respeitados. Ouça seu treinador/professor e seja ponderado!

Bons treinos, boas provas!!!!!!

Por Fernando Pessoa - Professor da RACE

Nenhum comentário:

Postar um comentário