quinta-feira, 3 de março de 2011

A grande questão sobre o glúten: adotar uma dieta livre de glúten ou não?

Ficar ou não sem glúten, eis a questão. Para muitas pessoas, esta parece ser a pergunta do momento. Todos nós já vimos artigos sobre dietas livres de glúten e flúten e, como nutricionistas do esporte, esta pergunta nos é feita a todo momento – eu deveria entrar em uma dieta livre de glúten? É mais saudável, meu desempenho melhorará, etc.?

Para algumas pessoas, um estilo de vida no qual se adota uma dieta livre de glúten é uma necessidade. Pessoas que possuem certa condição médica, alguns tipos de alergias, uma intolerância, ou alguma outra condição que o impeça de comer glúten obviamente necessitam evitá-lo para permanecerem saudáveis ou evitar desconfortos. Entretanto, a adoção de uma alimentação sem glúten foi estabelecido por alguns como uma opção mais saudável, ou uma solução para perder peso, e isto tem levado muitas pessoas a tentarem a adotar este estilo de vida. As grandes questões são se adotar um estilo de vida sem glúten é, de fato, mais saudável; se é um plano de nutrição eficaz para um atleta ; e se é um meio eficaz para se perder peso.

Como em diversos tópicos sobre nutrição humana, a resposta é simultaneamente sim e não. No entanto, o aumento da popularidade de estilos de vida livres de glúten foi ótimo para pessoas que possuem razões médicas para evitá-lo; a variedade, disponibilidade, e criatividade de alimentos sem glúten aumentou drasticamente nos últimos anos.
Tópicos a serem considerados sobre adotar uma dieta sem glúten:
(Antes de continuarmos, deixe-nos agregar outra vez que tudo o que será dito a seguir está escrito no contexto de a pessoa não possuir qualquer tipo de condição médica que a impeça de consumir glúten)

1. Seguir uma dieta livre de glúten, apesar de estar se tornando mais fácil, ainda é uma tarefa difícil que requer uma preparação pensada, principalmente no momento da compra de alimentos nos mercados e do consumo de refeições nos restaurantes. Pelo lado positivo, quanto mais você pensa sobre o que está comendo, mais provável será que você faça escolhas que são melhores para a sua saúde e desempenho. Frequentemente, as piores opções de comida são as que fazemos sem pensar. Por outro lado, a variedade é uma das principais formas que garante o consumo de todos os nutrientes que precisamos. A prática de dietas restritivas pode (não sempre, mas especialmente quando estamos ocupados) levar as pessoas a estreitar o consumo de alimentos a fontes relativamente pequenas.

2. O custo. Produtos e proteínas (carne, peixe, etc.) não custarão mais do que o habitual, mas alimentos preparados sem glúten tendem a ser mais caros do que os respectivos que contém glúten. Se você não precisa consumir alimentos sem glúten devido a razões médicas, vale a pena o custo adicional? Bom, se você for cuidadoso e olhar os ingredientes, muitos produtos sem glúten usam ingredientes que você talvez não devesse incluir na sua dieta. Isto pode na verdade aumentar a variedade de nutrientes que você consome. Trigo (glúten) é barato e fácil de ser utilizado, razão pela qual não se vê muitas marcas de barganha tornando-se livres de glúten. E não há uma desvantagem real aqui; se você estiver disposto e apto a comprar produtos sem glúten e isto não atrapalhar a sua habilidade de também comprar produtos e proteínas de alta qualidade, então é o seu dinheiro – faça o que quiser com ele.

3. A pesquisa. Ainda temos que ver alguma evidência conclusiva que mostre que dietas livres de glúten são benéficas para qualquer pessoa que não possui uma condição específica que requer uma dieta especial. Ouvimos relatos anedóticos sobre o efeito anti-inflamatório por exemplo, mas as gorduras ômega-3 também possuem este efeito. Você precisa das duas? Você consegue medir o impacto de cada? Algumas pessoas dizem que se “sentem” melhor, o que é bom, mas quanto disso se deve à falta de glúten comparado com o provável aumento do consumo de frutas, vegetais e proteínas magras?

4. É o glúten ou alguma coisa mais universal sobre as suas escolhas de comida? Similarmente ao último ponto, aqueles de nós que decidem adotar uma dieta livre de glúten frequentemente alegam obter ótimos benefícios relacionados à saúde, entretanto, mais uma vez nós ainda devemos ver evidências empíricas convincentes que mostrem que evitar grãos ativamente é realmente melhor para nós do que simplesmente realizar melhores escolhas de alimentos em todo o espectro de nutrientes. Geralmente, quando nos tornamos mais conscientes sobre a nossa dieta nós fazemos melhores escolhas e moderamos nosso consumo calórico, tornando-nos mais saudáveis. Na nossa experiência, atletas que vão de comer tudo para vegetarianos, pescatarian, livre de glúten, ou vegan delatam a mesma sensação de se sentir mais saudável e frequentemente perdem peso. Mas nós vimos de pouca a nenhuma diferença nas respostas dos atletas que estão transitando para qualquer padrão de alimentação particular.

Nós já podemos sentir o debate se formando, mas o nosso objetivo é simplesmente te encorajar a pensar mais compreensivamente sobre estilos de vida livres de glúten para atletas que não possuem uma razão médica para evita-lo. É um estilo de vida popular no momento, mas ainda não está claro se é melhor do que um estilo de vida onívoro que é moderado com relação ao consumo calórico, apresenta uma ampla variedade de escolhas alimentares, e um balanço consciente de vários grupos de comida.

Então, o que dizemos aos atletas que nos perguntam se devem adotar uma dieta sem glúten? Nós discutimos os pontos acima e depois sugerimos que tentem por 4 semanas (preferivelmente durante um período base de treinamento endurance, ou seja, longe de uma corrida). Nós não pensamos que é prejudicial, e só o fato de ter que pensar mais sobre o que você está comendo pode ser positivo para muitas pessoas, então não há realmente nada a perder. Se você achar a dieta muito restritiva ou descobrir que você não se sente diferente e que não viu diferença no seu desempenho, você pode simplesmente voltar a comer glúten.

Ryan Kohler é um técnico Senior da Carmichael Training Systems, possui o Masters of Science in Sports Nutrition, e está estudando para se tornar Registered Dietitian. Jim Rutberg é um Pro Coach for Carmichael Training Systems e co-autor de sete livros sobre treinamento e nutrição no esporte, incluindo o “Chris Carmichael’s Food for Fitness”.

Artigo original: http://www.trainrightblog.com/2011/02/27/the-great-gluten-question-to-go-gluten-free-or-not/

Nenhum comentário:

Postar um comentário