quarta-feira, 2 de março de 2011

Meia Maratona Internacional de São Paulo - Depoimento do aluno Cláudio de S. Gouvêa!!!

A primeira vez a gente nunca esquece!

Ontem tive a imensa alegria de completar em 2h04m03s a minha primeira meia maratona na quinta edição da Meia Maratona Internacional de São Paulo e o prazer dessa conquista foi tão grande que me animei a enviar esse depoimento.

Tomei o primeiro contato com as corridas quando me transferi para São Paulo em 2001 e a empresa onde trabalho (IBM) contratou a RACE para preparar os corredores de primeira viagem para participação na prova de revezamento do Pão de Açucar. Lembro do esforço para vencer os 5Km da prova e do prazer em participar daquela festa.

Em 2002 comecei a treinar com a RACE e fiz algumas provas curtas mas no final daquele ano recebi um convite para passar um período trabalhando na Espanha e interrompi os treinos. Entre 2005 e 2006 voltei a correr por minha conta e fiz as minhas primeiras provas de 10K em Madri.

Depois que retornei ao Brasil em julho de 2006 contudo levei algum tempo até conseguir reorganizar a minha rotina com a família, trabalho, trânsito (dificuldades típicas do retorno de um expatriado). Nos anos seguintes tentei retomar os treinos na RACE mas tive dificuldades para manter uma boa sequência e o sobre-peso gerava uma dificuldade adicional causando dores nos joelhos.

No início de 2010 um evento inesperado me ajudou a dar uma guinada nessa história. Após realizar um checkup fui orientado a procurar uma endocrinologista em função de uma alteração na taxa de glicemia. Dra. Sandra Cabello me advertiu sobre o risco do quadro evoluir para a diabetes mas ao mesmo tempo me mostrou que ao controlar a taxa de glicemia com medicação adequada se eu mantivesse uma rotina saudável de alimentação e atividade física, sem nenhuma ação drástica, perderia o sobre-peso que me atrapalhava (não era “hipotireoidismo” ☺). O resultado começou a aparecer rapidamente e foi surpreendentemente positivo. Consegui manter a continuidade dos treinos com muito mais qualidade sem as dores no joelho que quase desapareceram com a redução gradativa do peso e a ajuda da musculação. A Dra. Daniela Neves do Sportslab também me ajudou a diversificar a dieta e deu boas dicas de nutrição para os treinos longos e os dias de prova.

O bem-estar e o prazer nos treinos me levaram a fazer provas um pouco mais longas em 2010 (12,5Km, 10 Milhas Mizuno, 15K Gonzaguinha, 15K São Silvestre) e a planejar a primeira meia maratona em 2011 que me trouxe a esse grande dia de realização.

Agradeço ao Ricardo Arap a Renata e a toda a família RACE por esse trabalho sério, muito profissional, com um planejamento perfeito. Também agradeço ao companheirismo da turma que pouco a pouco comecei a conseguir acompanhar (ao menos nos treinos). Estou certo que ja temos um novo encontro marcado na Meia da Corpore 10 de abril. Um forte abraço a todos.

Depoimento de Cláudio de Sousa Gouvêa, 44 anos (28/02/2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário